CERIMÔNIA MILITAR

EEAR conclui Estágio de Adaptação de 230 alunos especialistas

Turma Santos Dumont é a primeira a contemplar o segmento feminino na especialidade de Guarda e Segurança (SGS)
Publicada em: 08/08/2023 17:57
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente William
Edição: Agência Força Aérea

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 04/08, a cerimônia militar de conclusão do período de adaptação do Curso de Formação de Sargentos (CFS). Ao todo, 230 alunos Especialistas, sendo 126 homens e 104 mulheres, da Turma Santos Dumont, tiveram essa etapa concluída em solenidade presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, acompanhado pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. As autoridades foram recebidas pelo Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Aviador Renato Domingos Duarte.

A 260ª Turma do CFS entrou para a história ao ser a primeira a contemplar o segmento feminino na especialidade de Guarda e Segurança (SGS), composta por 10 militares, sendo três mulheres. Desde a criação da EEAR, essa especialidade era restrita apenas aos homens.

Na ocasião, o Comandante do Esquadrão Verde, Turma Santos Dumont, Tenente Especialista em Guarda e Segurança (GDS), Marcelo Guerra Lima, parabenizou os alunos quanto ao encerramento do período de adaptação e à nova fase que iniciarão. “Jovens de todas as regiões do Brasil escolheram servir à Pátria vestindo o Azul. Demonstraram, durante o período de adaptação, assim como o célebre Pai da Aviação, que os desafios existem para serem superados. Lembrem-se que este dia marca apenas o término de uma fase e o início de uma grande jornada, a qual os senhores enfrentarão com garra, determinação e muita vibração. Desejo muito sucesso a todos e que Deus ilumine seus caminhos”, ressaltou o Oficial.

Na oportunidade, uma das alunas pioneiras na Especialidade de Guarda e Segurança, Caroline Mendes Fonseca, de 21 anos, natural de Macaé (RJ), comentou os obstáculos da sua jornada na EEAR. “Durante meu ensino médio, descobri a existência de concursos militares. Ingressei na EEAR, na especialidade de Controle de Tráfego Aéreo (BCT). Porém, na verdade, sempre desejei trabalhar com a formação militar. Foi quando saiu o edital do certame que possibilitou, pela primeira vez, que as mulheres pudessem optar pela especialidade SGS. Logo, decidi arriscar e pedi desligamento do CFS, faltando apenas cinco meses para me formar. Retornei à EEAR, e felizmente, consegui escolher a especialidade SGS, tornando-me pioneira no quadro feminino da especialidade”, contou.

Em seu discurso, o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Mioni, enalteceu a Turma por homenagear o Patrono da Aeronáutica Brasileira carregando seu nome. “Hoje é um dia muito especial para o Corpo de Alunos e para toda a Escola de Especialistas de Aeronáutica. No ano do Sesquicentenário do Pai da Aviação, o nome da Turma carrega a essência da genialidade do ilustre brasileiro, que elevou seu nome aos astros e conquistou os céus. A cerimônia simboliza, à semelhança do batismo, a iniciação de uma nova vida, com novas regras e novos objetivos”, pontuou o Oficial-General.

Na ocasião, os militares receberam a insígnia de aluno da primeira série do CFS e foram coroados, junto aos familiares, instrutores e companheiros de farda, com o tradicional “Banho do Bixo”, que marca o encerramento do período de Adaptação dos futuros sargentos. “Este marco importante assinala, em suas vidas, uma mudança comportamental positiva e promissora, porque as lições absorvidas nesses 40 dias irão sempre guiar a cadência de seus passos na jornada laboriosa, respaldada no respeito a nossos antecessores e nas reverências aos bons exemplos de conduta, além de servir de base na ampliação dos conhecimentos e das técnicas necessárias à formação militar”, concluiu o Comandante da EEAR.

Fotos: Tenente William / EEAR